terça-feira, 6 de abril de 2010


Arena da Copa pode ter nome alterado

Estádio Mbombela, de Nelspruit, tem três opções para ser rebatizado em homenagem a figuras importantes da cidade


Levi Guimarães, enviado iG 





Uma das menores cidades-sede da Copa de 2010 ao lado de Polokwane, Nelspruit tenta escolher um novo nome para o estádio, que desde o início da construção foi chamado de Mbombela, nome do distrito em que a cidade está localizada.
A principal reivindicação por um novo nome para a arena é de autoria de dois vereadores, Benjamin Maseko e Jo Koster, que querem homenagear outro políticio local, Jimmy Mohlala.
Mohlala, que era porta-voz do partido CNA (Congresso Nacional Africano) foi assassinado em janeiro de 2009 durante um suposto assalto. Contudo, desde o início as investigações apontaram para um crime político, já que Mohlala havia denunciado suspeitas de corrupção no estádio e tinha um depoimento sobre o assunto já agendado.
“Mohlala perdeu sua vida em janeiro de 2009 porque estava lutando contra a corrupção, e particularmente a corrupção relacionada à construção do estádio para a Copa de 2010. Ele lutou contra a manipulação de propostas, irregularidades na entrega de serviços e manteve o conselho informado sobre assuntos relacionados à Copa”, afirmou Maseko.
A expectativa é de que o novo nome seja definido em uma reunião dos vereadores da cidade. Mas além de Jimmy Mohlala, dois outros nomes “concorrem”, ambos com o apoio do prefeito distrital Lassy Chiwayo: Reuben Mahlalela, ex-vice-presidente da SAFA (Associação Sul-Africana de Futebol), e Matsafeni Mdluli, chefe guerreiro que em meados do século XIX conquistou a área onde o estádio foi construído.
Por enquanto ainda com o nome de Mbombela, o estádio de Nelspruit é um dos dois palcos da Copa que ainda não passaram pela inauguração oficial (o outro é o Soccer City, de Joanesburgo). Apesar de ter as obras finalizadas alguns meses, o estádio ainda não pode receber nenhum evento por conta de problemas no gramado, que precisou ser replantado três vezes.
A arena tem inspiração em animais da fauna sul-africana, com colunas no formato de girafas gigantes e assentos nas arquibancadas coloridos de forma a reproduzir as listras de uma zebra.
Durante a Copa, o Mbombela receberá quatro partidas, todas pela fase de grupos. Os confrontos no local serão: Honduras x Chile, Itália x Nova Zelândia, Austrália x Sérvia e Coréia do Norte x Costa do Marfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário