terça-feira, 6 de abril de 2010

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Brasileiros dominam marketing da Copa do Mundo

Craques da seleção brasileira são os principais destaques em vitrines de lojas de esporte e ações publicitárias na África do Sul

Levi Guimarães, enviado iG


O chamado “clima de Copa” pode ainda não ter envolvido todos os sul-africanos com a intensidade que se espera que aconteça no país-sede de um torneio tão importante. Mas levando em consideração as ações publicitárias, a África do Sul há tempos respira futebol. E os craques brasileiros são o principal destaque.
Em shoppings e outdoors nas principais cidades-sede da competição, como Joanesburgo e Cidade do Cabo, as imagens de Kaká e Luís Fabiano são as mais comuns. O camisa 9 da equipe de Dunga, aliás, é o novo “queridinho” da empresa fornecedora de material esportivo da CBF, graças principalmente à indefinição sobre a presença de Ronaldino Gaúcho entre os convocados.
Mesmo assim, no entanto, o meia do Milan aparece em parte do material publicitário relacionado ao novo uniforme da seleção a ser utilizado na Copa. Em algumas lojas, por exemplo, a camisa amarela divide o destaque com a do Manchester United, um dos clubes mais populares na África do Sul. E enquanto Wayne Rooney representa o clube inglês, é Ronaldinho o rosto do futebol brasileiro.


Além de painéis com fotos da seleção brasileira e uma versão gigante do brasão da CBF, a campanha envolvendo o nome da equipe pentacampeã inclui versões ousadas do tradicional uniforme amarelo. Uma versão negra da camisa nacional, por exemplo, promete surpreender os adversários. “Se é a amarela que eles temem, eles nunca vão ver esta chegando”, diz o slogan em uma vitrine.
Também chamam a atenção algumas gafes no material de divulgação do novo uniforme. Nas costas da camisa 9, o nome que aparece é apenas “Fabiano”, e não “L Fabiano”, como o atacante do Sevilla costuma utilizar. Mas pior acontece com o volante Gilberto Silva. Em uma foto que mostra todo o time abraçado, a camisa 8 tem o nome de Alex Silva, zagueiro do São Paulo que não vem sendo convocado.
Enquanto a seleção brasileira domina as vitrines, apenas dois outros times também conseguem algum destaque nesse tipo de exposição: a África do Sul, anfitriã da Copa, cuja nova camisa tem batido recordes de venda, e a Itália, atual campeã mundial.
Em outdoors, o atacante Didier Drogba é provavelmente o maior destaque, à frente do atacante Teko Modise, da África do Sul. O atacante do Chelsea e da Costa do Marfim, ao que parece, já superou Samuel Eto`o, da Inter de Milão e de Camarões, como principal ídolo do futebol no continente africano.
Apenas nos comerciais de TV a exibição das seleções participantes do Mundial de 2010 é mais dividida. Além dos brasileiros, sul-africanos, ingleses e italianos, também ganham destaque a Argentina, com Lionel Messi, a Espanha, com Fernando Torres, a Alemanha, com Michael Ballack, a França, com Thierry Henry e Portugal, com Cristiano Ronaldo.




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